Série de vídeos gratuita

Como Construir Um Site
Profissional Passo a Passo

Como Construir Um Site Profissional Passo a Passo

Acima encontras alguns links de afiliado, ou seja eu posso ganhar uma comissão se adquirires serviços por eles, sem custo extra para ti.

Como Construir Um Site Profissional Passo a Passo

Acima encontras alguns links de afiliado, ou seja eu posso ganhar uma comissão se adquirires serviços por eles, sem custo extra para ti.

Como Construir um Site Passo a Passo
em 2018 (Guia Grátis)

Hoje vamos seguir estes passos por ordem…

1.) Escolher um nome de domínio próprio e de alcance global.

2.) Escolher uma hospedagem de qualidade, que não comprometa a velocidade do teu site.

3.) Instalar o WordPress – a plataforma grátis que tem tudo o que precisas para criar um site.

4.) Escolher um tema do WordPress leve e fácil de usar.

5.) Criar um design absolutamente irresistível seguindo um dos meus tutoriais completos no Youtube.

Queres as instruções passo a passo para construir um site do zero?

Ótimo 🙂

Vamos então começar a parte boa. Este artigo é para 3 tipos de empreendedores ..

1.) Para pessoas que querem construir um site para o seu negócio físico ou digital.

2.) Para pessoas que querem aprender webdesign e ganhar dinheiro criando sites para clientes.

3.) Para pessoas com zero conhecimentos de código ou programação que querem criar um site por razões diversas: casamento, trabalho da escola, portfolio, etc.

És algum destes?

Boa.

Então estás no sítio certo meu amigo…

Vamos então começar!

 

como construir um site

 

No tutorial abaixo mostro como conseguir uma hospedagem e um domínio profissional com cupões de desconto.

Clica aqui para obter a hospedagem a $0,01 no Hostgator.

Preferes um desconto mais vantajoso no longo-prazo? Nesse caso basta aumentares o ciclo de pagamento. Quantos mais meses pagares adiantado maior é o desconto!

Clica aqui para o melhor desconto de longo-prazo – dá-te 60% de desconto em todos os planos até os 36 meses.

Tens perguntas? Lê as perguntas mais frequentes que recebo, pode ser que tenhas as mesmas dúvidas. Ou entra em contato direto comigo através do formulário.

Já percebi que preciso de um domínio. Mas devo escolher domínio “.com.br” , “.pt” ou “.com”?

Recomendo a extensão “.com” para quem está a começar. Especialmente nos dias de hoje (já explico por quê).

No mundo existem milhões de pessoas no mundo que falam português, certo?

Muitas dessas pessoas vivem emigradas no estrangeiro, certo?

A ideia de ter colocar um site na Internet é ter um alcance global não é?

Então porque vamos limitar a possibilidade do nosso site aparecer nos motores de busca global (google.com), escolhendo domínios que estão geograficamente limitados como .com.br ou .pt?

Se um cidadão brasileiro está a usar o google.com nos estados unidos e procura por expressões em português, o motor de busca vai favorecer domínios .com porque está pré-definido dessa forma (devido à localização).

Essa pessoa podia ser tua cliente, mas não vai ser porque limitaste o teu site por região geográfica.

Para além disso, pensa também no caso em que a tua empresa quer se internacionalizar. O domínio .com faz sentido para qualquer país do mundo.

Agora imagina que crias um site com domínio .pt e na altura não compras o domínio .com porque achas que não é preciso. Depois queres internacionalizar o negócio, mas afinal o domínio .com já foi comprado por outra pessoa…

Podes registrar domínios locais, mas no início e na dúvida, escolhe sempre .com

Preciso de investir no meu site? Não posso usar apenas serviços grátis?

Claro que podes usar serviços grátis. Em 90% dos meus tutoriais mostro como usar serviços grátis, o WordPress é um deles.

Mas quanto ao nome do site (domínio) e à hospedagem não recomendo usares serviços grátis e já te explico por quê com esta história.

Imagina a seguinte situação: Foste agredido à saída de um bar – levaste um soco.

Para além de teres ficado sem o dente da frente, a verdade é que não tinhas culpa nenhuma. O fulano que te deu o soco estava bêbado e enganou-se! Eras o alvo errado.

Por essa razão resolves procurar um advogado, mas como não conheces nenhum vais ao Google. No primeiro resultado encontras o site do Advogado A.

Mas devido ao tempo que o site demora a carregar, por pouco fechas o site. Site lento – é o primeiro sinal de alerta de uma hospedagem grátis.

Porque é que isso é um problema?

Uma Pesquisa do Google indica que 53% das pessoas abandonam sites que demoram mais 3 segundos a carregar nos telemóveis.

Resumindo. Se tiveres um site lento vais perder mais de metade dos teus visitantes, logo na altura onde precisas mais de visitantes – no início..

Voltando ao site do Advogado A, reparas no nome do site. É um site que não tem domínio próprio, perguntas a ti mesmo “Um advogado sério não iria investir num domínio próprio?”

Já meio desconfiado, em baixo encontras um ícone diferente com publicidade para uma empresa de hospedagem grátis. Ficas confuso. Isto afinal é um site de advocacia ou de hospedagem?

A tua confiança começa a desaparecer. Para ti o site não tem a credibilidade necessária. Tomas a decisão mais racional e abandonas o site.

Entras no site do Advogado B e sentes que estás num site credível e com autoridade. Encontras tudo organizado como deve ser.

1.) O site é rápido

2.) O domínio é próprio e sem publicidade

3.) Não há publicidade extra

4.) O design é profissional

Sentes-te confiante no site e decides contratar esse advogado.

Agora tenho uma pergunta para te fazer. Isso significa que escolheste o melhor advogado?

Se pensares um pouco, não necessariamente. Mas a verdade é que o design do site e seus elementos eram toda a informação que tinhas ao dispor para tomares a tua decisão. Pois neste caso, possuías pouca informação sobre ambos os advogados!

Como acontece quase sempre online, o design é tudo o que tens para decidir.

Coloca-te sempre no lugar do teu visitante. Lembra-te que o “carinho” e expectativas que sentes em relação ao teu site é resultado do teu investimento emocional e esforço ao criá-lo. Mas os teus visitantes não sentem esse mesmo carinho ao vê-lo.

Na verdade eles julgam o teu site de uma forma fria, quase que cruel e indiferente. Desculpa mas é a realidade da mente humana. Nós fazemos o mesmo sem dar conta. Por isso é essencial passar toda uma imagem de credibilidade online.

Pergunta a ti mesmo quando foi a última vez que deste os dados do teu cartão de crédito a um site com aparência amadora, um site sem domínio próprio (logo, sem cadeado de segurança) e que demora muito tempo a carregar?

Se és como eu, nunca.

O que preciso para construir um site?

Para começares o teu próprio site, precisas das seguintes coisas.

1.) Um nome de domínio – este é o nome do teu site, por exemplo: oteunegocio.com

2.) Hospedagem para WordPress – a hospedagem guarda os ficheiros do teu site online e torna-o acessível para todo o mundo

3.) 45 minutos de foco e atenção

Quanto custa construir um site no WordPress?

A resposta depende do tipo de site que queres construir. Um site de negócio típico pode ir de apenas $100 por ano até a uns exorbitantes $30,000 por ano para grandes empresas.

Recomendo sempre aos meus visitantes começarem com baixo investimento no início e irem aumentando o investimento no site à medida que o negócio cresce. Dessa forma poupas dinheiro e evitas gastos iniciais excessivos.

Neste guia, vou-te mostrar como começar um site por $1.

Também vou-te mostrar como podes levar o teu site mais longe, adicionando mais características profissionais no futuro.

Qual é a melhor plataforma de criação de sites?

Há muitas plataformas disponíveis que te vão ajudar a construir um site. Eu recomendo usares a plataforma do WordPress.

O WordPress é a plataforma de criação de sites mais popular do mundo e alimenta quase 28% de todos os sites na internet.

O WordPress é grátis e vem com milhares de designs e aplicações extra grátis. É extremamente flexível e funciona com quase todos as ferramentas ou serviços disponíveis no mercado.

Uso o WordPress em todos os meus site, incluindo este, o Vive da Net.

Como aproveitar ao máximo este tutorial?

Este é um tutorial que mostra como construir um site passo a passo. O tutorial está dividido em tópicos. Vou te guiar ao longo de cada um deles do início ao fim.

Apenas tens de seguir as instruções e no fim vais ter um vídeo que te mostra como criar um design profissional e elegante.

Diverte-te ao criares o teu site, é um processo criativo!

Lembra-te, se precisares de ajuda, podes sempre contatar-me por aqui.

Vamos começar.

Passo 1. Criar o site da forma correta

Um dos erros mais comuns cometidos por iniciantes é escolher a plataforma errada. Felizmente estás a ler este guia, por isso não vais cometer esse erro.

Para a maioria dos utilizadores, hospedar o site na plataforma do WordPress é a solução perfeita. O WordPress vem com milhares de designs e aplicações grátis que permitem criar qualquer tipo de site que imaginas.

Se o WordPress é grátis de onde vem o custo?

O WordPress é apenas a plataforma que vamos usar para construir o design do site. Para criar o site precisamos de registar o nome do site e esse nome designa-se de domínio.

Como expliquei no vídeo acima, o nome de domínio é o nosso endereço digital. É o nome que os nossos visitantes vão escrever nos navegadores para encontrarem o nosso site. O domínio do Google é www.google.com e o meu domínio é www.vivedanet.com

A seguir, precisas de uma hospedagem de sites. Todos os sites na internet precisam de hospedagem. Esta vai ser a “casa” do nosso site na Internet.

A hospedagem é um servidor que funciona 24h por dia e que vai guardar todos os textos e imagens do nosso site, tornando-o acessível a todo o mundo.

Em média, um nome de domínio custa em torno de $14,99/ano e a hospedagem à volta de $7,99/mês.

Eu sei, isto pode ser MUITO para a maioria das pessoas que está a começar..

Por isso fui à procura das melhores promoções de domínio e hospedagem da internet e encontrei a combinação mais barata.

Para o nome domínio vamos usar um desconto da empresa GoDaddy, que nos permite registar um domínio por apenas $0,99.

Para a hospedagem vamos usar um desconto do Hostgator, que nos permite registar a hospedagem por apenas $0,01.

Ora isto terá um custo total de $1. É o investimento mais baixo possível que encontras na internet para começar um site com domínio próprio e hospedagem.

Importante: O método que te vou mostrar abaixo é o mais barato que vais encontrar, mas demora mais tempo porque vamos comprar o domínio e a hospedagem em empresas separadas e no fim ligar os dois.

Se preferes um método mais rápido onde podes registar o domínio e hospedagem na mesma empresa então aproveita este desconto no Hostgator, exclusivo para os visitantes do Vive da Net.

Clica aqui para ganhares desconto de 60% no método mais rápido.

No tutorial abaixo mostro como faço o registo do domínio e da hospedagem por $1:

A GoDaddy é a empresa líder mundial na venda de domínios e por isso consegue fazer os melhores preços. No vídeo acima mostro como é fácil fazer o registo do domínio por $0,99.

Vamos então comprar o domínio na GoDaddy.

Primeiro temos de visitar o site da Godaddy num novo separador e escrever o nosso nome de domínio na barra de procura.

Idealmente devemos escolher um domínio que acaba em “.com”. Certifica-te que escolhes um nome de domínio relacionado com o teu negócio, que seja fácil de pronunciar e de lembrar. Para ver se o domínio está disponível clicamos em “Pesquisar Domínio”.

como comprar um dominio

No próximo passo, ignoramos o que aparece em baixo e clicamos no botão laranja “Continuar para o Carrinho”.

como registar dominio

A seguir seleccionamos a opção “Não, obrigado”, como na imagem abaixo. Desta forma evitamos um custo extra, a privacidade pode ser adicionada mais tarde se quiseres.

como comprar um nome de dominio

Agora vamos rolar até baixo para nos certificarmos que dizemos “Não obrigado” a todos os serviços extra. Depois clicamos no botão laranja “Continuar com estas opções”.

comprar dominio barato

Neste último passo vamos alterar o ciclo de pagamento para 1 ano e introduzir o código promocional: CJC99COM

Clicamos em aplicar e o preço do domínio passa para $1 (+ taxas) como na imagem abaixo:

quanto custa um site

Agora basta clicar no botão laranja “Prosseguir para a finalização da compra” e de seguida somos levados para a página de registo do GoDaddy onde podemos criar um nova conta antes de efetuar o pagamento.

Basta introduzirmos as nossas informações de pagamento e pronto, já temos o nosso nome de domínio comprado, parabéns!

Agora vamos obter a hospedagem e vamos usar outra empresa de confiança chamada Hostgator, que é uma das maiores empresas de hospedagem do mundo. Eles também são uma das hospedagens recomendadas pelo WordPress.

Vamos aproveitar um desconto e comprar a nossa hospedagem por apenas $0,01.

Primeiro, temos de visitar o site do Hostgator num novo separador e clicar no menu do lado esquerdo que diz “Web Hosting”.

como comprar hospedagem

Este menu vai trazer-nos a uma página com 3 planos diferentes. O Hatchling Plan e o Baby Plan são os mais populares, no vídeo acima explico a diferença.

como comprar hospedagem de sites

Seleccionamos o plano clicando em “Sign Up Now” e somos levados para a página de registo.

No passo 1 temos de informar o Hostgator que já somos donos de um domínio clicando no separador “I already own this domain” (já sou dono deste domínio) e introduzimos o domínio que acabámos de comprar na GoDaddy.

como registrar hospedagem

No passo 2 podemos confirmar o plano e alterar o ciclo de pagamento. Vou escolher o Hatchling Plan e alterar o ciclo de pagamento para mês a mês.

Logo a seguir temos de escolher um nome de utilizador e um PIN de quatro dígitos como na imagem abaixo.

hospedagem de sites

No passo 3 preenchemos o formulário com os nossos dados pessoais e do lado direito com os dados de pagamento. Podemos pagar com cartão de crédito ou PayPal.

como registar hospedagem

No passo 4,  temos a opção de comprar serviços extra. Geralmente não recomendo a compra destes serviços no início. Podes sempre adicioná-los mais tarde se decidires que precisas deles. Vou então retirar todas as seleções dos serviços extra dos quadradinhos.

como comprar hospedagem no hostgator

No quinto e último passo vamos introduzir o cupão de desconto PLANOECONOMICO e clicar em validar para conseguirmos a hospedagem por $0,01.

Nota Importante: Depois de introduzir um cupão, o Hostgator selecciona automaticamente os serviços extra. Logo, temos remover novamente os serviços extra. No final, ficamos com o valor total de $0,01 como na imagem abaixo.

como construir um site passo a passo

Por fim, clicamos na caixa para concordar com os termos e condições e clicamos em “Checkout Now“.

Parabéns, já tens um domínio e uma conta de hospedagem. O próximo passo é ligar os dois. Mostro como fazer a ligação entre o domínio e a hospedagem no vídeo abaixo.

Passo 3. Instalar o WordPress

A instalação do WordPress é feita no painel de controle do Hostgator. Os dados e o link de acesso ao painel encontram-se no email que o Hostgator nos envia com o assunto “Your Account Info“.

No painel do Hostgator (cPanel) encontramos muitos ícones. Contudo, podemos ignorar a maioria pois não usamos 95% deles. No menu “Popular Links” clica no ícone “Build a New WordPress Site“.

como instalar wordpress na hospedagem

No próximo passo seleccionamos o domínio onde queremos instalar o WordPress. Escolhe o domínio clicando na seta e clica em “Next“.

instalar o wordpress na hospedagem

Agora precisamos de introduzir o nome do nosso site, nome e email de administrador. Não te preocupes, podemos sempre alterar estas definições mais tarde no WordPress.

Também precisamos de seleccionar as duas caixas abaixo e depois clicar em “Install” para continuar.

como instalar o wordpress no meu site

Agora aguardamos que o WordPress seja instalado no nosso site. A instalação pode demorar alguns minutos e assim que estiver concluída temos acesso às nossas credenciais para fazer login no WordPress.

Parabéns! Acabámos de criar o nosso primeiro site no WordPress.

Agora vamos fazer login no WordPress. A nossa página de login será algo assim:

http://www.exemplosite.com/wp-admin

Ou seja, colocamos /wp-admin à frente do nome de domínio para aparecer a página de login. A seguir vamos entrar no WordPress usando o nome de administrador e a password fornecida após a instalação.

como montar o wordpress no meu site

Passo 4. Seleccionar o tema / template do WordPress

A aparência do nosso site é controlada pelo tema do WordPress que vamos usar.

Os temas do WordPress são temas modelo feitos por web designers profissionais que podemos instalar no nosso site para editar a aparência.

Por padrão, cada site do WordPress vem com um tema básico pré-instalado. Ao visitarmos o site, vemos algo do género:

mudar o tema wordpress

Como podes ver este design não é muito apelativo para a maioria das pessoas.

Mas não te preocupes. Há milhares de temas do WordPress grátis que podes instalar no teu site.

Passo 5. Cria um design irresistível seguindo o meu tutorial completo

Para te ajudar a criar o design fiz tutoriais completos usando os meus temas do WordPress preferidos. Nestes tutoriais passo a passo consegues ver como personalizo todo o design do site desde o início ao fim.

Em baixo encontras o meu tutorial mais recente em que mostro como personalizo o design usando o tema GeneratePress.

No vídeo tutorial acima encontras tudo o que precisas para criares o teu design personalizado. Além disso mostro-te como configurar o WordPress, colocar em Português, etc. É um verdadeiro curso por si só!

Espero que este guia e os meus tutoriais te tenham ajudado a construir um site passo a passo sem precisares de contratar um web designer ou gastar dinheiro extra.

Se gostaste do artigo, por favor subscreve ao Canal do Youtube para mais tutoriais sobre WordPres.

Como Construir um Site Passo a Passo em 2018 (Guia Grátis)

Hoje vamos seguir estes passos por ordem…

1.) Escolher um nome de domínio próprio e de alcance global.

2.) Escolher uma hospedagem de qualidade, que não comprometa a velocidade do teu site.

3.) Instalar o WordPress – a plataforma grátis que tem tudo o que precisas para criar um site.

4.) Escolher um tema do WordPress leve e fácil de usar.

5.) Criar um design absolutamente irresistível seguindo um dos meus tutoriais completos no Youtube.

Queres as instruções passo a passo para construir um site do zero?

Ótimo 🙂

Vamos então começar a parte boa. Este artigo é para 3 tipos de empreendedores ..

1.) Para pessoas que querem construir um site para o seu negócio físico ou digital.

2.) Para pessoas que querem aprender webdesign e ganhar dinheiro criando sites para clientes.

3.) Para pessoas com zero conhecimentos de código ou programação que querem criar um site por razões diversas: casamento, trabalho da escola, portfolio, etc.

És algum destes?

Boa.

Então estás no sítio certo meu amigo…

Vamos então começar!

 

como construir um site

 

No tutorial abaixo mostro como conseguir uma hospedagem e um domínio profissional com cupões de desconto.

Clica aqui para obter a hospedagem a $0,01 no Hostgator.

Preferes um desconto mais vantajoso no longo-prazo? Nesse caso basta aumentares o ciclo de pagamento. Quantos mais meses pagares adiantado maior é o desconto!

Clica aqui para o melhor desconto de longo-prazo – dá-te 60% de desconto em todos os planos até os 36 meses.

Tens perguntas? Lê as perguntas mais frequentes que recebo, pode ser que tenhas as mesmas dúvidas. Ou entra em contato direto comigo através do formulário.

Já percebi que preciso de um domínio. Mas devo escolher domínio “.com.br” , “.pt” ou “.com”?

Recomendo a extensão “.com” para quem está a começar. Especialmente nos dias de hoje (já explico por quê).

No mundo existem milhões de pessoas no mundo que falam português, certo?

Muitas dessas pessoas vivem emigradas no estrangeiro, certo?

A ideia de ter colocar um site na Internet é ter um alcance global não é?

Então porque vamos limitar a possibilidade do nosso site aparecer nos motores de busca global (google.com), escolhendo domínios que estão geograficamente limitados como .com.br ou .pt?

Se um cidadão brasileiro está a usar o google.com nos estados unidos e procura por expressões em português, o motor de busca vai favorecer domínios .com porque está pré-definido dessa forma (devido à localização).

Essa pessoa podia ser tua cliente, mas não vai ser porque limitaste o teu site por região geográfica.

Para além disso, pensa também no caso em que a tua empresa quer se internacionalizar. O domínio .com faz sentido para qualquer país do mundo.

Agora imagina que crias um site com domínio .pt e na altura não compras o domínio .com porque achas que não é preciso. Depois queres internacionalizar o negócio, mas afinal o domínio .com já foi comprado por outra pessoa…

Podes registrar domínios locais, mas no início e na dúvida, escolhe sempre .com

Preciso de investir no meu site? Não posso usar apenas serviços grátis?

Claro que podes usar serviços grátis. Em 90% dos meus tutoriais mostro como usar serviços grátis, o WordPress é um deles.

Mas quanto ao nome do site (domínio) e à hospedagem não recomendo usares serviços grátis e já te explico por quê com esta história.

Imagina a seguinte situação: Foste agredido à saída de um bar – levaste um soco.

Para além de teres ficado sem o dente da frente, a verdade é que não tinhas culpa nenhuma. O fulano que te deu o soco estava bêbado e enganou-se! Eras o alvo errado.

Por essa razão resolves procurar um advogado, mas como não conheces nenhum vais ao Google. No primeiro resultado encontras o site do Advogado A.

Mas devido ao tempo que o site demora a carregar, por pouco fechas o site. Site lento – é o primeiro sinal de alerta de uma hospedagem grátis.

Porque é que isso é um problema?

Uma Pesquisa do Google indica que 53% das pessoas abandonam sites que demoram mais 3 segundos a carregar nos telemóveis.

Resumindo. Se tiveres um site lento vais perder mais de metade dos teus visitantes, logo na altura onde precisas mais de visitantes – no início..

Voltando ao site do Advogado A, reparas no nome do site. É um site que não tem domínio próprio, perguntas a ti mesmo “Um advogado sério não iria investir num domínio próprio?”

Já meio desconfiado, em baixo encontras um ícone diferente com publicidade para uma empresa de hospedagem grátis. Ficas confuso. Isto afinal é um site de advocacia ou de hospedagem?

A tua confiança começa a desaparecer. Para ti o site não tem a credibilidade necessária. Tomas a decisão mais racional e abandonas o site.

Entras no site do Advogado B e sentes que estás num site credível e com autoridade. Encontras tudo organizado como deve ser.

1.) O site é rápido

2.) O domínio é próprio e sem publicidade

3.) Não há publicidade extra

4.) O design é profissional

Sentes-te confiante no site e decides contratar esse advogado.

Agora tenho uma pergunta para te fazer. Isso significa que escolheste o melhor advogado?

Se pensares um pouco, não necessariamente. Mas a verdade é que o design do site e seus elementos eram toda a informação que tinhas ao dispor para tomares a tua decisão. Pois neste caso, possuías pouca informação sobre ambos os advogados!

Como acontece quase sempre online, o design é tudo o que tens para decidir.

Coloca-te sempre no lugar do teu visitante. Lembra-te que o “carinho” e expectativas que sentes em relação ao teu site é resultado do teu investimento emocional e esforço ao criá-lo. Mas os teus visitantes não sentem esse mesmo carinho ao vê-lo.

Na verdade eles julgam o teu site de uma forma fria, quase que cruel e indiferente. Desculpa mas é a realidade da mente humana. Nós fazemos o mesmo sem dar conta. Por isso é essencial passar toda uma imagem de credibilidade online.

Pergunta a ti mesmo quando foi a última vez que deste os dados do teu cartão de crédito a um site com aparência amadora, um site sem domínio próprio (logo, sem cadeado de segurança) e que demora muito tempo a carregar?

Se és como eu, nunca.

O que preciso para construir um site?

Para começares o teu próprio site, precisas das seguintes coisas.

1.) Um nome de domínio – este é o nome do teu site, por exemplo: oteunegocio.com

2.) Hospedagem para WordPress – a hospedagem guarda os ficheiros do teu site online e torna-o acessível para todo o mundo

3.) 45 minutos de foco e atenção

Quanto custa construir um site no WordPress?

A resposta depende do tipo de site que queres construir. Um site de negócio típico pode ir de apenas $100 por ano até a uns exorbitantes $30,000 por ano para grandes empresas.

Recomendo sempre aos meus visitantes começarem com baixo investimento no início e irem aumentando o investimento no site à medida que o negócio cresce. Dessa forma poupas dinheiro e evitas gastos iniciais excessivos.

Neste guia, vou-te mostrar como começar um site por $1.

Também vou-te mostrar como podes levar o teu site mais longe, adicionando mais características profissionais no futuro.

Qual é a melhor plataforma de criação de sites?

Há muitas plataformas disponíveis que te vão ajudar a construir um site. Eu recomendo usares a plataforma do WordPress.

O WordPress é a plataforma de criação de sites mais popular do mundo e alimenta quase 28% de todos os sites na internet.

O WordPress é grátis e vem com milhares de designs e aplicações extra grátis. É extremamente flexível e funciona com quase todos as ferramentas ou serviços disponíveis no mercado.

Uso o WordPress em todos os meus site, incluindo este, o Vive da Net.

Como aproveitar ao máximo este tutorial?

Este é um tutorial que mostra como construir um site passo a passo. O tutorial está dividido em tópicos. Vou te guiar ao longo de cada um deles do início ao fim.

Apenas tens de seguir as instruções e no fim vais ter um vídeo que te mostra como criar um design profissional e elegante.

Diverte-te ao criares o teu site, é um processo criativo!

Lembra-te, se precisares de ajuda, podes sempre contatar-me por aqui.

Vamos começar.

Passo 1. Criar o site da forma correta

Um dos erros mais comuns cometidos por iniciantes é escolher a plataforma errada. Felizmente estás a ler este guia, por isso não vais cometer esse erro.

Para a maioria dos utilizadores, hospedar o site na plataforma do WordPress é a solução perfeita. O WordPress vem com milhares de designs e aplicações grátis que permitem criar qualquer tipo de site que imaginas.

Se o WordPress é grátis de onde vem o custo?

O WordPress é apenas a plataforma que vamos usar para construir o design do site. Para criar o site precisamos de registar o nome do site e esse nome designa-se de domínio.

Como expliquei no vídeo acima, o nome de domínio é o nosso endereço digital. É o nome que os nossos visitantes vão escrever nos navegadores para encontrarem o nosso site. O domínio do Google é www.google.com e o meu domínio é www.vivedanet.com

A seguir, precisas de uma hospedagem de sites. Todos os sites na internet precisam de hospedagem. Esta vai ser a “casa” do nosso site na Internet.

A hospedagem é um servidor que funciona 24h por dia e que vai guardar todos os textos e imagens do nosso site, tornando-o acessível a todo o mundo.

Em média, um nome de domínio custa em torno de $14,99/ano e a hospedagem à volta de $7,99/mês.

Eu sei, isto pode ser MUITO para a maioria das pessoas que está a começar..

Por isso fui à procura das melhores promoções de domínio e hospedagem da internet e encontrei a combinação mais barata.

Para o nome domínio vamos usar um desconto da empresa GoDaddy, que nos permite registar um domínio por apenas $0,99.

Para a hospedagem vamos usar um desconto do Hostgator, que nos permite registar a hospedagem por apenas $0,01.

Ora isto terá um custo total de $1. É o investimento mais baixo possível que encontras na internet para começar um site com domínio próprio e hospedagem.

Importante: O método que te vou mostrar abaixo é o mais barato que vais encontrar, mas demora mais tempo porque vamos comprar o domínio e a hospedagem em empresas separadas e no fim ligar os dois.

Se preferes um método mais rápido onde podes registar o domínio e hospedagem na mesma empresa então aproveita este desconto no Hostgator, exclusivo para os visitantes do Vive da Net.

Clica aqui para ganhares desconto de 60% no método mais rápido.

No tutorial abaixo mostro como faço o registo do domínio e da hospedagem por $1:

A GoDaddy é a empresa líder mundial na venda de domínios e por isso consegue fazer os melhores preços. No vídeo acima mostro como é fácil fazer o registo do domínio por $0,99.

Vamos então comprar o domínio na GoDaddy.

Primeiro temos de visitar o site da Godaddy num novo separador e escrever o nosso nome de domínio na barra de procura.

Idealmente devemos escolher um domínio que acaba em “.com”. Certifica-te que escolhes um nome de domínio relacionado com o teu negócio, que seja fácil de pronunciar e de lembrar. Para ver se o domínio está disponível clicamos em “Pesquisar Domínio”.

como comprar um dominio

No próximo passo, ignoramos o que aparece em baixo e clicamos no botão laranja “Continuar para o Carrinho”.

como registar dominio

A seguir seleccionamos a opção “Não, obrigado”, como na imagem abaixo. Desta forma evitamos um custo extra, a privacidade pode ser adicionada mais tarde se quiseres.

como comprar um nome de dominio

Agora vamos rolar até baixo para nos certificarmos que dizemos “Não obrigado” a todos os serviços extra. Depois clicamos no botão laranja “Continuar com estas opções”.

comprar dominio barato

Neste último passo vamos alterar o ciclo de pagamento para 1 ano e introduzir o código promocional: CJC99COM

Clicamos em aplicar e o preço do domínio passa para $1 (+ taxas) como na imagem abaixo:

quanto custa um site

Agora basta clicar no botão laranja “Prosseguir para a finalização da compra” e de seguida somos levados para a página de registo do GoDaddy onde podemos criar um nova conta antes de efetuar o pagamento.

Basta introduzirmos as nossas informações de pagamento e pronto, já temos o nosso nome de domínio comprado, parabéns!

Agora vamos obter a hospedagem e vamos usar outra empresa de confiança chamada Hostgator, que é uma das maiores empresas de hospedagem do mundo. Eles também são uma das hospedagens recomendadas pelo WordPress.

Vamos aproveitar um desconto e comprar a nossa hospedagem por apenas $0,01.

Primeiro, temos de visitar o site do Hostgator num novo separador e clicar no menu do lado esquerdo que diz “Web Hosting”.

como comprar hospedagem

Este menu vai trazer-nos a uma página com 3 planos diferentes. O Hatchling Plan e o Baby Plan são os mais populares, no vídeo acima explico a diferença.

como comprar hospedagem de sites

Seleccionamos o plano clicando em “Sign Up Now” e somos levados para a página de registo.

No passo 1 temos de informar o Hostgator que já somos donos de um domínio clicando no separador “I already own this domain” (já sou dono deste domínio) e introduzimos o domínio que acabámos de comprar na GoDaddy.

como registrar hospedagem

No passo 2 podemos confirmar o plano e alterar o ciclo de pagamento. Vou escolher o Hatchling Plan e alterar o ciclo de pagamento para mês a mês.

Logo a seguir temos de escolher um nome de utilizador e um PIN de quatro dígitos como na imagem abaixo.

hospedagem de sites

No passo 3 preenchemos o formulário com os nossos dados pessoais e do lado direito com os dados de pagamento. Podemos pagar com cartão de crédito ou PayPal.

como registar hospedagem

No passo 4,  temos a opção de comprar serviços extra. Geralmente não recomendo a compra destes serviços no início. Podes sempre adicioná-los mais tarde se decidires que precisas deles. Vou então retirar todas as seleções dos serviços extra dos quadradinhos.

como comprar hospedagem no hostgator

No quinto e último passo vamos introduzir o cupão de desconto PLANOECONOMICO e clicar em validar para conseguirmos a hospedagem por $0,01.

Nota Importante: Depois de introduzir um cupão, o Hostgator selecciona automaticamente os serviços extra. Logo, temos remover novamente os serviços extra. No final, ficamos com o valor total de $0,01 como na imagem abaixo.

como construir um site passo a passo

Por fim, clicamos na caixa para concordar com os termos e condições e clicamos em “Checkout Now“.

Parabéns, já tens um domínio e uma conta de hospedagem. O próximo passo é ligar os dois. Mostro como fazer a ligação entre o domínio e a hospedagem no vídeo abaixo.

Passo 3. Instalar o WordPress

A instalação do WordPress é feita no painel de controle do Hostgator. Os dados e o link de acesso ao painel encontram-se no email que o Hostgator nos envia com o assunto “Your Account Info“.

No painel do Hostgator (cPanel) encontramos muitos ícones. Contudo, podemos ignorar a maioria pois não usamos 95% deles. No menu “Popular Links” clica no ícone “Build a New WordPress Site“.

como instalar wordpress na hospedagem

No próximo passo seleccionamos o domínio onde queremos instalar o WordPress. Escolhe o domínio clicando na seta e clica em “Next“.

instalar o wordpress na hospedagem

Agora precisamos de introduzir o nome do nosso site, nome e email de administrador. Não te preocupes, podemos sempre alterar estas definições mais tarde no WordPress.

Também precisamos de seleccionar as duas caixas abaixo e depois clicar em “Install” para continuar.

como instalar o wordpress no meu site

Agora aguardamos que o WordPress seja instalado no nosso site. A instalação pode demorar alguns minutos e assim que estiver concluída temos acesso às nossas credenciais para fazer login no WordPress.

Parabéns! Acabámos de criar o nosso primeiro site no WordPress.

Agora vamos fazer login no WordPress. A nossa página de login será algo assim:

http://www.exemplosite.com/wp-admin

Ou seja, colocamos /wp-admin à frente do nome de domínio para aparecer a página de login. A seguir vamos entrar no WordPress usando o nome de administrador e a password fornecida após a instalação.

como montar o wordpress no meu site

Passo 4. Seleccionar o tema / template do WordPress

A aparência do nosso site é controlada pelo tema do WordPress que vamos usar.

Os temas do WordPress são temas modelo feitos por web designers profissionais que podemos instalar no nosso site para editar a aparência.

Por padrão, cada site do WordPress vem com um tema básico pré-instalado. Ao visitarmos o site, vemos algo do género:

mudar o tema wordpress

Como podes ver este design não é muito apelativo para a maioria das pessoas.

Mas não te preocupes. Há milhares de temas do WordPress grátis que podes instalar no teu site.

Passo 5. Cria um design irresistível seguindo o meu tutorial completo

Para te ajudar a criar o design fiz tutoriais completos usando os meus temas do WordPress preferidos. Nestes tutoriais passo a passo consegues ver como personalizo todo o design do site desde o início ao fim.

Em baixo encontras o meu tutorial mais recente em que mostro como personalizo o design usando o tema GeneratePress.

No vídeo tutorial acima encontras tudo o que precisas para criares o teu design personalizado. Além disso mostro-te como configurar o WordPress, colocar em Português, etc. É um verdadeiro curso por si só!

Espero que este guia e os meus tutoriais te tenham ajudado a construir um site passo a passo sem precisares de contratar um web designer ou gastar dinheiro extra.

Se gostaste do artigo, por favor subscreve ao Canal do Youtube para mais tutoriais sobre WordPres.

Como Construir um Site Passo a Passo em 2018 (Guia Grátis)

Hoje vamos seguir estes passos por ordem…

1.) Escolher um nome de domínio próprio e de alcance global.

2.) Escolher uma hospedagem de qualidade, que não comprometa a velocidade do teu site.

3.) Instalar o WordPress – a plataforma grátis que tem tudo o que precisas para criar um site.

4.) Escolher um tema do WordPress leve e fácil de usar.

5.) Criar um design absolutamente irresistível seguindo um dos meus tutoriais completos no Youtube.

Queres as instruções passo a passo para construir um site do zero?

Ótimo 🙂

Vamos então começar a parte boa. Este artigo é para 3 tipos de empreendedores ..

1.) Para pessoas que querem construir um site para o seu negócio físico ou digital.

2.) Para pessoas que querem aprender webdesign e ganhar dinheiro criando sites para clientes.

3.) Para pessoas com zero conhecimentos de código ou programação que querem criar um site por razões diversas: casamento, trabalho da escola, portfolio, etc.

És algum destes?

Boa.

Então estás no sítio certo meu amigo…

Vamos então começar!

 

como construir um site

 

No tutorial abaixo mostro como conseguir uma hospedagem e um domínio profissional com cupões de desconto.

Clica aqui para obter a hospedagem a $0,01 no Hostgator.

Preferes um desconto mais vantajoso no longo-prazo? Nesse caso basta aumentares o ciclo de pagamento. Quantos mais meses pagares adiantado maior é o desconto!

Clica aqui para o melhor desconto de longo-prazo – dá-te 60% de desconto em todos os planos até os 36 meses.

Tens perguntas? Lê as perguntas mais frequentes que recebo, pode ser que tenhas as mesmas dúvidas. Ou entra em contato direto comigo através do formulário.

Já percebi que preciso de um domínio. Mas devo escolher domínio “.com.br” , “.pt” ou “.com”?

Recomendo a extensão “.com” para quem está a começar. Especialmente nos dias de hoje (já explico por quê).

No mundo existem milhões de pessoas no mundo que falam português, certo?

Muitas dessas pessoas vivem emigradas no estrangeiro, certo?

A ideia de ter colocar um site na Internet é ter um alcance global não é?

Então porque vamos limitar a possibilidade do nosso site aparecer nos motores de busca global (google.com), escolhendo domínios que estão geograficamente limitados como .com.br ou .pt?

Se um cidadão brasileiro está a usar o google.com nos estados unidos e procura por expressões em português, o motor de busca vai favorecer domínios .com porque está pré-definido dessa forma (devido à localização).

Essa pessoa podia ser tua cliente, mas não vai ser porque limitaste o teu site por região geográfica.

Para além disso, pensa também no caso em que a tua empresa quer se internacionalizar. O domínio .com faz sentido para qualquer país do mundo.

Agora imagina que crias um site com domínio .pt e na altura não compras o domínio .com porque achas que não é preciso. Depois queres internacionalizar o negócio, mas afinal o domínio .com já foi comprado por outra pessoa…

Podes registrar domínios locais, mas no início e na dúvida, escolhe sempre .com

Preciso de investir no meu site? Não posso usar apenas serviços grátis?

Claro que podes usar serviços grátis. Em 90% dos meus tutoriais mostro como usar serviços grátis, o WordPress é um deles.

Mas quanto ao nome do site (domínio) e à hospedagem não recomendo usares serviços grátis e já te explico por quê com esta história.

Imagina a seguinte situação: Foste agredido à saída de um bar – levaste um soco.

Para além de teres ficado sem o dente da frente, a verdade é que não tinhas culpa nenhuma. O fulano que te deu o soco estava bêbado e enganou-se! Eras o alvo errado.

Por essa razão resolves procurar um advogado, mas como não conheces nenhum vais ao Google. No primeiro resultado encontras o site do Advogado A.

Mas devido ao tempo que o site demora a carregar, por pouco fechas o site. Site lento – é o primeiro sinal de alerta de uma hospedagem grátis.

Porque é que isso é um problema?

Uma Pesquisa do Google indica que 53% das pessoas abandonam sites que demoram mais 3 segundos a carregar nos telemóveis.

Resumindo. Se tiveres um site lento vais perder mais de metade dos teus visitantes, logo na altura onde precisas mais de visitantes – no início..

Voltando ao site do Advogado A, reparas no nome do site. É um site que não tem domínio próprio, perguntas a ti mesmo “Um advogado sério não iria investir num domínio próprio?”

Já meio desconfiado, em baixo encontras um ícone diferente com publicidade para uma empresa de hospedagem grátis. Ficas confuso. Isto afinal é um site de advocacia ou de hospedagem?

A tua confiança começa a desaparecer. Para ti o site não tem a credibilidade necessária. Tomas a decisão mais racional e abandonas o site.

Entras no site do Advogado B e sentes que estás num site credível e com autoridade. Encontras tudo organizado como deve ser.

1.) O site é rápido

2.) O domínio é próprio e sem publicidade

3.) Não há publicidade extra

4.) O design é profissional

Sentes-te confiante no site e decides contratar esse advogado.

Agora tenho uma pergunta para te fazer. Isso significa que escolheste o melhor advogado?

Se pensares um pouco, não necessariamente. Mas a verdade é que o design do site e seus elementos eram toda a informação que tinhas ao dispor para tomares a tua decisão. Pois neste caso, possuías pouca informação sobre ambos os advogados!

Como acontece quase sempre online, o design é tudo o que tens para decidir.

Coloca-te sempre no lugar do teu visitante. Lembra-te que o “carinho” e expectativas que sentes em relação ao teu site é resultado do teu investimento emocional e esforço ao criá-lo. Mas os teus visitantes não sentem esse mesmo carinho ao vê-lo.

Na verdade eles julgam o teu site de uma forma fria, quase que cruel e indiferente. Desculpa mas é a realidade da mente humana. Nós fazemos o mesmo sem dar conta. Por isso é essencial passar toda uma imagem de credibilidade online.

Pergunta a ti mesmo quando foi a última vez que deste os dados do teu cartão de crédito a um site com aparência amadora, um site sem domínio próprio (logo, sem cadeado de segurança) e que demora muito tempo a carregar?

Se és como eu, nunca.

O que preciso para construir um site?

Para começares o teu próprio site, precisas das seguintes coisas.

1.) Um nome de domínio – este é o nome do teu site, por exemplo: oteunegocio.com

2.) Hospedagem para WordPress – a hospedagem guarda os ficheiros do teu site online e torna-o acessível para todo o mundo

3.) 45 minutos de foco e atenção

Quanto custa construir um site no WordPress?

A resposta depende do tipo de site que queres construir. Um site de negócio típico pode ir de apenas $100 por ano até a uns exorbitantes $30,000 por ano para grandes empresas.

Recomendo sempre aos meus visitantes começarem com baixo investimento no início e irem aumentando o investimento no site à medida que o negócio cresce. Dessa forma poupas dinheiro e evitas gastos iniciais excessivos.

Neste guia, vou-te mostrar como começar um site por $1.

Também vou-te mostrar como podes levar o teu site mais longe, adicionando mais características profissionais no futuro.

Qual é a melhor plataforma de criação de sites?

Há muitas plataformas disponíveis que te vão ajudar a construir um site. Eu recomendo usares a plataforma do WordPress.

O WordPress é a plataforma de criação de sites mais popular do mundo e alimenta quase 28% de todos os sites na internet.

O WordPress é grátis e vem com milhares de designs e aplicações extra grátis. É extremamente flexível e funciona com quase todos as ferramentas ou serviços disponíveis no mercado.

Uso o WordPress em todos os meus site, incluindo este, o Vive da Net.

Como aproveitar ao máximo este tutorial?

Este é um tutorial que mostra como construir um site passo a passo. O tutorial está dividido em tópicos. Vou te guiar ao longo de cada um deles do início ao fim.

Apenas tens de seguir as instruções e no fim vais ter um vídeo que te mostra como criar um design profissional e elegante.

Diverte-te ao criares o teu site, é um processo criativo!

Lembra-te, se precisares de ajuda, podes sempre contatar-me por aqui.

Vamos começar.

Passo 1. Criar o site da forma correta

Um dos erros mais comuns cometidos por iniciantes é escolher a plataforma errada. Felizmente estás a ler este guia, por isso não vais cometer esse erro.

Para a maioria dos utilizadores, hospedar o site na plataforma do WordPress é a solução perfeita. O WordPress vem com milhares de designs e aplicações grátis que permitem criar qualquer tipo de site que imaginas.

Se o WordPress é grátis de onde vem o custo?

O WordPress é apenas a plataforma que vamos usar para construir o design do site. Para criar o site precisamos de registar o nome do site e esse nome designa-se de domínio.

Como expliquei no vídeo acima, o nome de domínio é o nosso endereço digital. É o nome que os nossos visitantes vão escrever nos navegadores para encontrarem o nosso site. O domínio do Google é www.google.com e o meu domínio é www.vivedanet.com

A seguir, precisas de uma hospedagem de sites. Todos os sites na internet precisam de hospedagem. Esta vai ser a “casa” do nosso site na Internet.

A hospedagem é um servidor que funciona 24h por dia e que vai guardar todos os textos e imagens do nosso site, tornando-o acessível a todo o mundo.

Em média, um nome de domínio custa em torno de $14,99/ano e a hospedagem à volta de $7,99/mês.

Eu sei, isto pode ser MUITO para a maioria das pessoas que está a começar..

Por isso fui à procura das melhores promoções de domínio e hospedagem da internet e encontrei a combinação mais barata.

Para o nome domínio vamos usar um desconto da empresa GoDaddy, que nos permite registar um domínio por apenas $0,99.

Para a hospedagem vamos usar um desconto do Hostgator, que nos permite registar a hospedagem por apenas $0,01.

Ora isto terá um custo total de $1. É o investimento mais baixo possível que encontras na internet para começar um site com domínio próprio e hospedagem.

Importante: O método que te vou mostrar abaixo é o mais barato que vais encontrar, mas demora mais tempo porque vamos comprar o domínio e a hospedagem em empresas separadas e no fim ligar os dois.

Se preferes um método mais rápido onde podes registar o domínio e hospedagem na mesma empresa então aproveita este desconto no Hostgator, exclusivo para os visitantes do Vive da Net.

Clica aqui para ganhares desconto de 60% no método mais rápido.

No tutorial abaixo mostro como faço o registo do domínio e da hospedagem por $1:

A GoDaddy é a empresa líder mundial na venda de domínios e por isso consegue fazer os melhores preços. No vídeo acima mostro como é fácil fazer o registo do domínio por $0,99.

Vamos então comprar o domínio na GoDaddy.

Primeiro temos de visitar o site da Godaddy num novo separador e escrever o nosso nome de domínio na barra de procura.

Idealmente devemos escolher um domínio que acaba em “.com”. Certifica-te que escolhes um nome de domínio relacionado com o teu negócio, que seja fácil de pronunciar e de lembrar. Para ver se o domínio está disponível clicamos em “Pesquisar Domínio”.

como comprar um dominio

No próximo passo, ignoramos o que aparece em baixo e clicamos no botão laranja “Continuar para o Carrinho”.

como registar dominio

A seguir seleccionamos a opção “Não, obrigado”, como na imagem abaixo. Desta forma evitamos um custo extra, a privacidade pode ser adicionada mais tarde se quiseres.

como comprar um nome de dominio

Agora vamos rolar até baixo para nos certificarmos que dizemos “Não obrigado” a todos os serviços extra. Depois clicamos no botão laranja “Continuar com estas opções”.

comprar dominio barato

Neste último passo vamos alterar o ciclo de pagamento para 1 ano e introduzir o código promocional: CJC99COM

Clicamos em aplicar e o preço do domínio passa para $1 (+ taxas) como na imagem abaixo:

quanto custa um site

Agora basta clicar no botão laranja “Prosseguir para a finalização da compra” e de seguida somos levados para a página de registo do GoDaddy onde podemos criar um nova conta antes de efetuar o pagamento.

Basta introduzirmos as nossas informações de pagamento e pronto, já temos o nosso nome de domínio comprado, parabéns!

Agora vamos obter a hospedagem e vamos usar outra empresa de confiança chamada Hostgator, que é uma das maiores empresas de hospedagem do mundo. Eles também são uma das hospedagens recomendadas pelo WordPress.

Vamos aproveitar um desconto e comprar a nossa hospedagem por apenas $0,01.

Primeiro, temos de visitar o site do Hostgator num novo separador e clicar no menu do lado esquerdo que diz “Web Hosting”.

como comprar hospedagem

Este menu vai trazer-nos a uma página com 3 planos diferentes. O Hatchling Plan e o Baby Plan são os mais populares, no vídeo acima explico a diferença.

como comprar hospedagem de sites

Seleccionamos o plano clicando em “Sign Up Now” e somos levados para a página de registo.

No passo 1 temos de informar o Hostgator que já somos donos de um domínio clicando no separador “I already own this domain” (já sou dono deste domínio) e introduzimos o domínio que acabámos de comprar na GoDaddy.

como registrar hospedagem

No passo 2 podemos confirmar o plano e alterar o ciclo de pagamento. Vou escolher o Hatchling Plan e alterar o ciclo de pagamento para mês a mês.

Logo a seguir temos de escolher um nome de utilizador e um PIN de quatro dígitos como na imagem abaixo.

hospedagem de sites

No passo 3 preenchemos o formulário com os nossos dados pessoais e do lado direito com os dados de pagamento. Podemos pagar com cartão de crédito ou PayPal.

como registar hospedagem

No passo 4,  temos a opção de comprar serviços extra. Geralmente não recomendo a compra destes serviços no início. Podes sempre adicioná-los mais tarde se decidires que precisas deles. Vou então retirar todas as seleções dos serviços extra dos quadradinhos.

como comprar hospedagem no hostgator

No quinto e último passo vamos introduzir o cupão de desconto PLANOECONOMICO e clicar em validar para conseguirmos a hospedagem por $0,01.

Nota Importante: Depois de introduzir um cupão, o Hostgator selecciona automaticamente os serviços extra. Logo, temos remover novamente os serviços extra. No final, ficamos com o valor total de $0,01 como na imagem abaixo.

como construir um site passo a passo

Por fim, clicamos na caixa para concordar com os termos e condições e clicamos em “Checkout Now“.

Parabéns, já tens um domínio e uma conta de hospedagem. O próximo passo é ligar os dois. Mostro como fazer a ligação entre o domínio e a hospedagem no vídeo abaixo.

Passo 3. Instalar o WordPress

A instalação do WordPress é feita no painel de controle do Hostgator. Os dados e o link de acesso ao painel encontram-se no email que o Hostgator nos envia com o assunto “Your Account Info“.

No painel do Hostgator (cPanel) encontramos muitos ícones. Contudo, podemos ignorar a maioria pois não usamos 95% deles. No menu “Popular Links” clica no ícone “Build a New WordPress Site“.

como instalar wordpress na hospedagem

No próximo passo seleccionamos o domínio onde queremos instalar o WordPress. Escolhe o domínio clicando na seta e clica em “Next“.

instalar o wordpress na hospedagem

Agora precisamos de introduzir o nome do nosso site, nome e email de administrador. Não te preocupes, podemos sempre alterar estas definições mais tarde no WordPress.

Também precisamos de seleccionar as duas caixas abaixo e depois clicar em “Install” para continuar.

como instalar o wordpress no meu site

Agora aguardamos que o WordPress seja instalado no nosso site. A instalação pode demorar alguns minutos e assim que estiver concluída temos acesso às nossas credenciais para fazer login no WordPress.

Parabéns! Acabámos de criar o nosso primeiro site no WordPress.

Agora vamos fazer login no WordPress. A nossa página de login será algo assim:

http://www.exemplosite.com/wp-admin

Ou seja, colocamos /wp-admin à frente do nome de domínio para aparecer a página de login. A seguir vamos entrar no WordPress usando o nome de administrador e a password fornecida após a instalação.

como montar o wordpress no meu site

Passo 4. Seleccionar o tema / template do WordPress

A aparência do nosso site é controlada pelo tema do WordPress que vamos usar.

Os temas do WordPress são temas modelo feitos por web designers profissionais que podemos instalar no nosso site para editar a aparência.

Por padrão, cada site do WordPress vem com um tema básico pré-instalado. Ao visitarmos o site, vemos algo do género:

mudar o tema wordpress

Como podes ver este design não é muito apelativo para a maioria das pessoas.

Mas não te preocupes. Há milhares de temas do WordPress grátis que podes instalar no teu site.

Passo 5. Cria um design irresistível seguindo o meu tutorial completo

Para te ajudar a criar o design fiz tutoriais completos usando os meus temas do WordPress preferidos. Nestes tutoriais passo a passo consegues ver como personalizo todo o design do site desde o início ao fim.

Em baixo encontras o meu tutorial mais recente em que mostro como personalizo o design usando o tema GeneratePress.

No vídeo tutorial acima encontras tudo o que precisas para criares o teu design personalizado. Além disso mostro-te como configurar o WordPress, colocar em Português, etc. É um verdadeiro curso por si só!

Espero que este guia e os meus tutoriais te tenham ajudado a construir um site passo a passo sem precisares de contratar um web designer ou gastar dinheiro extra.

Se gostaste do artigo, por favor subscreve ao Canal do Youtube para mais tutoriais sobre WordPres.

Dicas Exclusivas Para Web Designers Não-Programadores

Aprende a criar sites bonitos, responsivos e personalizados, de maneira rápida e fácil. Basta arrastar e soltar. Recebe as minhas melhores dicas, exclusivamente para inscritos.

Dicas Exclusivas Para Web Designers Não-Programadores

Aprende a criar sites bonitos, responsivos e personalizados, de maneira rápida e fácil. Basta arrastar e soltar. Recebe as minhas melhores dicas, exclusivamente para inscritos.

Dicas Exclusivas Para Web Designers Não-Programadores

Aprende a criar sites bonitos, responsivos e personalizados, de maneira rápida e fácil. Basta arrastar e soltar. Recebe as minhas melhores dicas, exclusivamente para inscritos.

Fechar Menu

Usamos cookies para garantir que tem a melhor experiência possível no nosso site.

Usamos cookies para garantir que tem a melhor experiência possível no nosso site. Aprender mais

Usamos cookies para garantir que tem a melhor experiência possível no nosso site.

Espera, Isso é Abandono!

70% dos visitantes do teu site fazem isso e nunca mais voltam.

Neste tutorial grátis mostro como converter visitantes que abandonam o teu site em subscritores e clientes usando o Elementor.

Dicas exclusivas para designers não-programadores

Recebe o Modelo no teu Email

Detesto SPAM e prometo manter o teu endereço de e-mail seguro. Podes ler a minha política de privacidade.

Já subscrito? Podes submeter o formulário, não te preocupes, não serás adicionado à lista duas vezes.

Recebe as Minhas Melhores Dicas

Subscreve para receberes as novidades e as minhas melhores dicas para Elementor, WordPress, Tutoriais e Cursos. Descadastra com 1 clique quando quiseres.

Detesto SPAM e prometo manter o teu endereço de e-mail seguro. Podes ler a minha política de privacidade.

Já subscrito? Podes submeter o formulário, não te preocupes, não serás adicionado à lista duas vezes.